Segurança

 

Profissionais de segurança costumam dizer que nada é 100% seguro, se a sua atitude não for também segura. Mas o que isso significa quando falamos de Janelas?


As Portas e Janelas além de permitir a entrada de ar e luz ao ambiente devem impedir a entrada de visitas indesejáveis (ladrões), e para entender como isso funciona devemos pensar um pouco com a cabeça de um assaltante. Ele normalmente se faz valer da facilidade, por exemplo, se existem 2 carros parados num semáforo normalmente ele (ladrão) abordaria o que estivesse com as janelas abertas, se os dois estivessem, ele então iria preferir o motorista sozinho ao invés do que leva um passageiro, por ser mais fácil. Sim existem exceções, mas em geral se entende que o crime ocorre por ocasião e é favorecido pelo efeito surpresa.

O Brasil ainda não possui legislação para classificar o nível de segurança anti-roubo das janelas, assim como já existe na Europa por exemplo, mas podemos nos basear na norma de lá para entender o conceito desta proteção. O segredo é pautado no tempo, isso é, com ferramentas básicas de arrombamento, como pé de cabra ou chaves de fenda, quanto tempo (em minutos) um ladrão com certa experiência demora para abrir uma janela ou porta. Sim, exatamente isso, e por quê se leva em consideração o tempo a qualquer outro fator? Principalmente porque normalmente se usam outros sistemas de proteção, como alarmes e câmeras monitoradas, ou rondas de segurança... Então se um ladrão ficar mais de 10 minutos por exemplo tentando abrir uma janela a tendência é ele desistir e buscar uma residência que seja mais fácil do que correr o risco de ser apanhado.

 

Norma Européia para segurança de Janelas

A norma DIN EN 1627 descreve os requisitos das propriedades das janelas e das portas antir-roubo e a sua classificação. Estas serão situadas em distintas classes de segurança.
As janelas de classe de segurança 1 oferecem uma proteção básica frente aos ataques físicos como pontapés, saltos sobre a mesma, cargas com o ombro, levantamento e arranques. No entanto, tem uma proteção limitada frente a alavancas.
As janelas de classe de segurança 2 dificultam os ladrões com ferramentas simples como chave de fendas, tenazas e cunhas. Tem uma resistência antir-roubo media.
Uma janela da classe de segurança 3 apresenta uma alta proteção antir-roubo. Resiste à tentativa de um ladrão que quer entrar usando uma segunda chave de fendas ou uma barra de ferro.
Mediante as classes de segurança (WK), reguladas por normas europeias, pode-se saber o quão efectiva é uma janela frente às tentativas de roubo.

 

Infelizmente não conseguimos fazer nada que seja totalmente inviolável, pois, até cofres de bancos por vezes são visitados por ladrões, porém o segredo está em dificultar a ação, de maneira que o assaltante desista antes de conseguir êxito na sua empreitada. E neste quesito as Janelas de PVC levam grande vantagem, podemos listar seus diferenciais:

  • Possibilidade de multitravamento oculto, as cremonas não são visíveis quando o a janela está fechada e o assaltante não consegue ter certeza de onde se encontra o ponto correto para arrombamento;

  • Reforço interno em aço, torna quase impossível se dobrar a janela, como acontece em alguns materiais mais maleáveis, sendo assim, por mais que tente normalmente só se consegue arrancar a janela fechada junto a parede, o que não parece interessante aos olhos do ladrão;

  • Utilização de vidro laminado ou de segurança, apesar de se conseguir quebrar, o tempo é muito maior e a chance de chamar a atenção pelo barulho repetido também aumenta a dificuldade da ação criminosa;

Apesar de muitas pessoas acharem não ser possível, existe como se instalar grades de proteção em Janelas e PVC, apesar de não ser comum, este sistema deve ser avaliado de acordo com a necessidade do morador da casa, pois apesar de prejudicar em alguns casos a estética, traz consigo uma sensação de segurança e principalmente uma dificuldade a mais ao bandido, principalmente para casas de campo e praia que ficam fechadas por longos períodos.
Já existem modelos bem interessantes que se adaptam a arquitetura, clique no link abaixo e confira algumas ideias...
sugestões de grades

 

 

Mas lembre-se, não existe milagre, se sair de casa verifique se todas as Janelas e Portas estão fechadas e travadas corretamente, se fechou as cortinas e persianas e não colocou nada que seja interessante ou instigante a um possível interessado em arrombar e conseguir com mãos-leves algo que você conquistou.