Manutenção

É comum ler que Janelas de PVC não têm manutenção, digamos que isso seja uma meia verdade. Isso se deve porque realmente as Janelas de PVC não necessitam de manutenção de pintura periódica como as de madeira por exemplo. Mas existem ações que necessitam ser realizadas para garantir o bom funcionamento das Janelas de PVC, a primeira e talvez a mais importante, apesar de parecer óbvia, é a limpeza.

 

A limpeza das suas janelas é a principal manutenção, e muitas pessoas como fazer a limpeza, e com qual frequência, vamos responder essas questões por partes.

Primeiro vamos considerar que você seguiu todos os passos para instalação, então não existe limpeza pós-obra, pois as janelas de PVC entram sempre depois da obra civil (alvenaria) ter acabado. Lembre-se que tirar pedaços de massa (cimento) com certeza deixarão arranhões nas Janelas. Então, a janela é composta principalmente pelo perfil e pelo vidro, a primeira questão a lembrar é sempre usar produtos neutros, e nunca, em hipótese alguma, produtos a base de acetona.

 

Todos os meses se recomenda realizar a limpeza dos vidros, tanto interna quanto externamente, ela pode ser feita com produtos específicos ou simplesmente com álcool. Lembre-se que é limpeza dos vidros então não passe o mesmo pano com estes produtos na Janela de PVC, não é recomendável.

A cada 2 a 6 meses, dependendo da intensidade de poeira que entra em contato com suas Janelas de PVC é necessário limpar a janela em si, essa limpeza é feita com uma esponja macia (de lavar carro, ou a parte amarela – não abrasiva) e detergente neutro. Você pode borrifar uma mistura de água com detergente diretamente na janela e em seguida passar a esponja. Fara uma espuma parecida com a que se forma quando se lava louças. Depois enxague com água em abundância, não podem ficar vestígios de sabão, para facilitar pode usar um pano com água (bem molhado). Existem fornecedores de Janelas de PVC que disponibilizam kits de limpeza para seta função, mas, se desde o início você mantiver a rotina de limpeza não é necessário nada mais agressivo. As borrachas também devem ser limpas da mesma forma e após devem ser secas com um pano seco. Não faça esse procedimento em dias de sol para evitar que a espuma seque enquanto você não tenha terminado a atividade.

A cada 6 a 12 meses, lubrificação das ferragens – deve ser mais frequente em ambientes marítimos, com alta salinidade ou com grande incidência de neblina. Antes de lubricar qualquer ferragem em suas Janelas de PVC tenha certeza que elas necessitam de lubrificação, pois já estão disponíveis algumas roldanas principalmente que não precisam nunca de lubrificação, mas são exceção. Para fazer lubrificação é interessante limpar a parte a ser lubrificada com um pano seco e limpo, para retirar qualquer sujidade que por ventura esteja pressa. Então com o bico do spray dessingripante, aplique pequenas quantidades e acione o movimento da peça que está sendo lubrificada. Importante é utilizar sprays não gordurosos para evitar que sujidades grudem na superfície.

A cada 12 a 18 meses, ajuste de ferragens, muitas vezes as pessoas imaginam que apenas profissionais habilitados conseguem fazer os ajustes da Janelas de PVC, o que é verdade normalmente quando falamos em roldanas por exempli, mas em geral, cremonas, braços de maxim-ar e outras ferragens (acessórios) podem ser levemente ajustadas pelo próprio morador da casa. É importante acompanhar dia a dia e perceber se alguma peça parece mais frouxa, esta deve ser então aparafusada apenas para se manter firme. Não é nada de absurdo isso, pois tratam-se de janelas robustas que com o uso do dia a dia tentem a afrouxar alguns parafusos, e caso isso ocorra é só realizar essa pequena correção. Caso se perceba que pode ser algo mais complexo, por exemplo em tipologias especiais como a camarão ou a oscilo-paralela, contato seu fornecedor de Janelas ou uma empresa especializada em manutenção.

Como fazer uma limpeza mais pesada?

Caso você tenha deixado muito tempo a janela sem uma limpeza completa, e agora tenha uma sujeira mais concentrada você pode fazer usa de um saponáceo cremoso, desses desengordurantes mesmo. Mas nunca use abrasivos nem esponjas de aço, pois após riscar o perfil você acaba criando uma superfície áspera onde a sujeira pode grudar constantemente, favorecendo o aparecimento d emancha, então lembre-se sempre esponjas macias ou panos.

Molhe a janela e aplique uma boa quantidade do desengordurante cremoso, faça movimentos circulares até gerar uma espuma fina, diferente do detergente este faz bolhas pequenas e mais densas, enxague com água em abundância, recomenda-se o uso de luva para este tipo de limpeza. Algumas vezes é recomendável, o que chamamos de operação de choque, que é realizar este tipo de limpeza 2 a 3 vezes em uma mesma semana, até se obter um bom resultado. Mas, lembre-se este não é o tipo de limpeza ideal, o correto é fazer a preventiva para nunca precisar fazer uma operação de choque.

Persianas

As persianas também merecem atenção especial e seguem o mesmo prazo da janela de 2 a 6 meses devem receber uma limpeza com sabão neutro, é importante não direcionar mangueiras de água para dentro da caixa onde o rolo de persiana é recolhido, pois ele possui peças metálicas que podem enferrujar e no caso de sistemas motorizados podem ocorrer curtos-circuitos ou estragar o motor. É sempre bom verificar se as persianas não estão com folgas extras, que possam fazer com que haja sobrecarga em um dos lados, caso perceba isso, é bom contatar a manutenção especializada.

 

Garantia

Segundo o Código de Defesa do Consumidor o fornecedor de janelas deve oferecer 90 dias de garantia dos produtos, a partir da data de entrega (nota fiscal), porém, em caso de problemas ocultos esta garantia começa a contar a partir da data da descoberta do problema. Muitas vezes fornecedores entregam juntamente com o manual de manutenção um termo de garantia que pode chegar até a 10 anos de acordo com o fabricante da esquadria, fique sempre atento aos termos e aos itens constantes nesta garantia.