Instalação

Talvez seja esse o grande entrave para a disponibilização de Janelas de PVC no varejo (materiais de construção) hoje, não pela dificuldade no processo, mas no mito que se formou sobre o assunto. Na verdade, as Janelas de PVC tem uma forma de instalação muito simples, porém existe um processo que deve ser seguido para garantir o perfeito funcionamento.

O método de instalação é conhecido como método de fixação misto, porque utiliza fixação mecânica (parafusos) e química (silicone e espuma expansiva), garantindo assim que as propriedades termo acústicas e de vedação não se percam pelos vãos deixados entre a janela e a parede.

O vão deve estar acabado

Verifique se ele está com os níveis corretos e aproveite para fazer o acabamento inclusive com a pintura, pois dessa forma o serviço de instalação pode ser realizado de uma só vez, da fixação da janela até a colocação dos arremates. Verifique as medidas do vão e da janela antes de iniciar o trabalho, afinal nada como uma última conferência. Em geral existe uma folga de 0,5cm de cada lado da janela e em cima, para que a janela possa ser nivelada e aprumada, este vão é completado com espuma e recebe acabamento normalmente em PVC, nos mais diferentes formatos.

Prepare o peitoril

A primeira etapa é completar o peitoril (parte inferior do vão) como silicone, lembre-se que para PVC se utiliza silicones neutros (nunca acético, que agride o PVC) sugere-se usar a silicone na cor do acabamento da janela, sendo assim janela branca, silicone branca, hoje já estão disponíveis no mercado brasileiro silicone nas mais diversas cores e de excelente qualidade.

Posicione o Marco da Janela

A primeira ação se fazer é separar as folhas dos marcos da Janela, as folhas só serão instaladas após a fixação total do marco, então desprenda as folhas no caso de janelas de giro através da abertura nas dobradiças, e nas janelas de correr libere a peça de vedação que fica no interior do marco na parte superior e levante a folha para cima liberando as roldanas do trilho e retire a folha na diagonal. Feito isso é o momento de iniciar a instalação do marco no vão. Apesar de não ser uma decisão a ser tomada neste momento é importante saber qual foi a escolha de posicionamento, isso é se a janela vai facear por dentro ou por fora do vão, ou ainda meio de vão. Em geral elas são faceadas pela parte interna, pois assim aumenta seu desempenho com relação a estanqueidade, não são valores absurdamente grande, mas se existe uma grande incidência de chuvas com ventos é importante se considerar.

Após posicionar a janela no vão, sobre o silicone, é importante fixa-la de forma provisória, isto é feito com cunhas de forma a pressionar a janela contra o vão criando uma estabilidade.

Nivele a Janela

Com auxílio de um nível manual a laser deixe a janela aprumada, isso é acerte o prumo e a nível, lembre-se que o importante é a janela estar perfeitamente nivelada e aprumada, então nunca abra mão desta etapa, pois as ferragens (acessórios) das Janelas de PVC precisam dessa garantia para desempenhar seu papel.

 

O que é nível e prumo?

Nível é a verificação se os elementos estão alinhados horizontalmente. São utilizados os níveis com bolha de água porque a água os fluidos são os únicos elementos que garantem a verificação imediata do nível. Atualmente os níveis em bolha estão sendo substituídos pelos níveis a laser autonivelantes.

Uma referência de nível também pode ser transportada para outro ponto da obra com o uso de “mangueiras de nível” ou “nível a laser”, formando um “plano horizontal”.

Na prática, é normal em uma obra transportar uma referência de nível (marca) é estabelecida a 1,0 metro do nível do piso e transportada para as paredes de todos os cômodos. É através desse nivelamento que marcamos as alturas da alvenaria, dos vãos de janelas e portas, do pé direito das alturas do piso e contrapiso.

O Prumo é a verificação se os elementos estão no mesmo alinhamento vertical. Muito utilizado para verificação de alvenarias de tijolos cerâmicos ou blocos, marcação das mestras de reboco (taliscas).

Nível laser 

 

É uma ferramenta usada principalmente na construção civil e no ramo de agrimensura, utilizando um laser para marcações e medições de níveis e alinhamento de pontos.

Há muitos tipos diferentes de aparelhos de nível, mas umas associações de nível de laser um nível de prumo ou um nível de pêndulo com um laser. Esta combinação faz isto mais fácil para o usuário para determinar uma linha direta e nivelada a grande distancias.

Fixe a janela com parafusos

Aqui você tem duas opções, a primeira e mais usual quando se busca ganhar tempo e produtividade no processo é a utilização de parafuso de expansão, isso é que dispensa a utilização de bucha, mas também é possível utilizar o parafuso com bucha. Lembre-se que o parafuso deve estar em contato direto com o reforço metálico (alma de aço) da janela, garantindo assim a fixação metalXmetalxalvenaria, que confere a resistência mecânica necessária. Cada sistema de janela possui um distanciamento que deve ser observado entre os parafusos, porém em geral ele nunca deve ser superior a 60cm entre um e outro, e também não deve possuir uma distância maior que 40cm de cada canto do vão. Após fixar todos os parafusos é interessante conferir novamente o nível e prumo pois devido a força ou vibrações empregadas é possível que sejam necessários ajustes finais.

Chegou o momento de instalar as folhas

Agora é só reinstalar as folhas que foram retiradas, e também alinhar, aproveite para testar o funcionamento da janela, pois ainda é possível realizar ajustes no marco junto a parede. Em alguns casos também é possível alterar os calços dos vidros, isso se faz necessários normalmente quando a folha não está realizando um fechamento perfeito. Normalmente em janelas de correr que se encontram no centro do vão, e estão com uma abertura inferior, muitos casos são devido ao calço interno do vidro (entre o vidro e a folha de PVC).

Vedação química

Muitos entendem apenas como espumar, mas existe uma etapa bem importante a se realizar principalmente em regiões marítimas ou de grande unidade (serras e cidades com neblina), é a proteção dos parafusos de fixação junto ao reforço, sugere-se colocar pingos de silicone neste encontro antes de tampar com o tapa-furo da cor da janela fabricado em PVC.

Feito isso é o momento da espuma propriamente dita, deve ser usada nas duas laterais e na parte superior, de forma completa, não em pontos, ela deve ocupar todo vão, pois ela é responsável por garantir a vedação entre a alvenaria e a janela. Utilize uma espuma de boa qualidade e aguarde a sua cura, que pode demorar algumas horas, ou até um dia. Após este período já é possível retirar o filme de proteção que vem fixado em algumas janelas. Não deixe o filme por muito mais tempo, pois a sua retirada após exposição ao sol pode ser difícil e criar manchas na janela.

Acabamento

O acabamento é a vedação final e a colocação das guarnições (também chamadas de vistas ou tapa-juntas). Primeiramente é necessário retirar o excesso de espuma expansiva, então normalmente se coloca uma fita adesiva na janela, de forma a proteger (da mesma forma que é feita em uma pintura, por exemplo) e então se aplica silicone neutro em todo perímetro da janela em ambos os lados (dentro e fora). Dependendo do tipo de guarnição escolhida ela tem um tipo de instalação, podendo ser encaixada, através de clicks ou colocadas com silicone ou fita dupla-face. A guarnição além da função estética serve para proteger a degradação dos componentes químicos (espuma e silicone) que necessitam desta proteção.

Limpeza

Existem algumas etapas que devem ser observadas na entrega da janela instalada, primeiro é a limpeza geral dos perfis, eles não devem conter vestígios de silicone ou espuma, pois estes se estiverem presentes podem causar manchas no produto, existem líquidos comercializados para realizar a limpeza dos perfis caso isso ocorra. Após isso é sempre bom realizar a limpeza e lubrificação das ferragens, de acordo com a recomendação do fabricante, certifique-se que os trilhos estão igualmente livres de resíduos. Proceda da mesma forma com as borrachas e vedações em contato com o vidro, e teste os canais de desague, se eles não estão entupidos, caso ocorra, um pequeno compressor com ar comprimido, destes portáteis pode resolver a situação. Por último limpe o vidro com produtos neutros. Pronto sua janela está pronta para lhe fornecer todos os benefícios que você escolheu.